, , , , , , , , ,

Restaurantes Vegetarianos no Rio

18:26

O Rio tem várias opções de restaurantes vegetarianos e veganos, para os que não comem nenhum tipo de derivado de animais. Você pode escolher desde os pratos mais simples, como saladas aos mais elaborados, completamente adaptados para o cardápio verde, como: bobó de shitake e moqueca vegana.


Universo Orgânico (Rua Conde de Bernadote, 26, Leblon);

Com a proposta de servir produtos "vivos", vegetarianos e orgânicos, o Universo Orgânico, além de ser um restaurante também conta com um mercado, onde é possível encontrar uma extensa variedade de produtos para a casa, higiene, limpeza, delicatessen, cosméticos e flora medicinal. O mercado também oferece uma linha de temperos e frutas desidratadas, assinados pela chef Tiana Rodrigues.
Para a entrada as opções são os pastéis orgânicos (queijo minas com ricota e alho poró com ricota)  e as crackers de linhaça dourada com alecrim ou de linhaça marrom germinada com ervas e diverentes tipos de patês, como o de macadâmia com alho poró, ou o de gergelim com limão.
Alguns dos pratos servidos são: Salada de rúcula com quinua germinada, mozzarella de búfala e molho de framboesa; Salada de tofu defumado, abacaxi, passas, nozes e quinoa germinada; Sopa de batata baroa com bana e curry; Sopa de beterraba com creme de castanhas ; Caldo Verde; Hambúrguer de cogumelos c/ salada de couve flor, cenoura, pasta de macadâmia e alho poró; Crepe de cogumelos ao molho pesto e salada de tomate cereja, laranja, hortelã e amaranto germinado e Lasanha de abobrinha, berinjela, cogumelo e linhaça dourada c/ pasta de macadâmia e molho de tomate.
O restaurante também serve café da manhã: Açaí com banana, morango e mamão e granola viva na tigela; Leite de castanha do Pará, algas marinhas e mel vivo; Pão de baguete integral e manteiga ghee; Café expresso orgânico com leite de castanha do pará, dentre outros.







Refeitório Orgânico (Rua Dezenove de Fevereiro, 120, Botafogo)

O Refeitório Orgânico fica localizado em Botafogo, no final de um corredor na Rua Dezenove de Fevereiro. O restautante oferece cerda de 40 opções de pratos no bufê, e também serve à la carte. Assim como o Universo Orgânico, o lugar também reserva ume espaço para uma pequena lojinha de produtos naturais.
Um dos pratos mais famosos é sushi vegano ( que leva arroz integral e frutas secas ou legumes), juntamente com a feijoada vegetariana (feita com feijão azuki, erva bardana, proteína de soja e tofu).






Bio Carioca (Rua Xavier da Silveira, 28, Copacabana)

Esse bistrô vegetariano localizado em Copacabana abre às 11h30 e só fecha 23h30, oferecendo opções diárias de sopas, saladas, massas, risotos, omeletes, sanduíches e sobremesas. Os pratos mais conhecidos são: quibe com ricota, carpaccio de chuchu e cenoura, risoto de cogumelos ou de tomate fresco com açafrão, omelete de tomate e manjericão, sanduíche de ricota temperada com cenoura, tomate e salada orgânica, e como sobremesa, a torta de goiabada com queijo.








Bardana (Praça Ana Amélia 9, sobreloja, Centro).

O Bardana fica no centro da cidade, e é conhecido por adaptar receitas da culinária tradicional para o cardápio vegetariano. Às quartas, oferece um cardápio apenas com pratos veganos. O buffet a quilo conta com variedades de salada, pratos quentes, sopas e até sobremesas sem lactose. Entre eles, a famosa feijoada vegetariana, estrogonofe de glúten, nhoque de batata à bolonhesa de soja, creme de legumes, batalhoada vegetariana e muito mais.





Pomar Orgânico (Espaco Itanhangá, Estrada Da Barra 1600).

Localizado no Espaço Itanhangá, o Pomar Orgânico, comandaado pela chef e nutricionista Andrea Henrique, deve ser um dos restaurantes especializados em comida saudável mais badalados ultimamente, já que foi fundado pelos atores Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini. Segundo a própria sócia descreve: "Nem 100% orgânico, nem 100% vegan, nem 100% vegetariano. É um pouco de tudo".  De entrada, a dica é pedir um carpaccio de melancia com alcaparras ou os chips de legumes feitos no óleo de coco com molho de damasco e gengibre e de queijo de macadâmia. Como prato principal, experimente o hamburger de quinoa e outras sementes com salpicão de maionese viva, o fettuccini de palmito pupunha com molho de creme de leite de amêndoa, salsa de trufas negras e castanha-do-pará ralada. Para beber: suco de maracujá com capim limão ou caipirinha com cachaça orgânica.







Outras opções de restaurantes:

Vegan Vegan (Rua Voluntários da Pátria, 402-B, Botafogo);

Vegetariano Social Clube (Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon);

Green (Rua do Carmo, 38, Centro);

Tempeh (Rua Primeiro de Março, 24, Sobreloja, Centro).

Você também pode se interessar

2 comentários

  1. Dri, teu site está ótimo! Adorei as dicas e o visual tá bacanérrimo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Dri, eu adorei essas opções. Gostei muito do Universo Orgânico. E o mercadinho de lá é show!
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!